sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Um presente

Após a produção do livro, fui presenteada com a apresentação, feita pelo meu meste e orientador, Hesio Pessali.

"Ela chegou à faculdade ainda com um ligeiro sotaque italiano, mais propriamente lombardo, e uma enorme disposição de ser repórter. Vinha de Santa Júlia, um povoado em São Roque do Canaã, que eu conheci antes de ela ter nascido, quando fazia uma matéria para o Jornal do Brasil, do qual era correspondente no Espírito Santo. Na época, a vila de São Roque às margens do Rio Santa Maria, era um distrito do Município de Santa Teresa, e em casa as famílias ainda trocavam frases em algum dialeto conforme sua origem do outro lado do grande oceano.

Roberta Fachetti Silvestre (Silvestri no original, antes de algum escrivão errar a grafia no registro) foi minha repórter na primeira equipe do Faesa Digital, o site do Curso de Comunicação da Faesa, onde os alunos praticam o jornalismo. E que repórter! Não poupava nem o fim de semana, quando ia visitar os pais, e voltava de lá com alguma matéria, fruto de sua percepção e iniciativa.

Não foi surpresa quando ela me procurou para dizer que seu Trabalho de Conclusão de Curso seria um livro sobre o período histórico que tirou São Roque do anonimato e lhe deu um lugar na cultura nacional. Assim o disse e assim o fez. E eu tive a alegria de ser seu professor orientador. Orientador e confidente de suas dificuldades, alguém que fazia ponderações com a cabeça mais fria porque estava fora do olho do furacão. Falo assim porque é assim que se sente quem, ainda estudante, assume a empreitada que ela encarou.

Sempre costumo dizer a meus alunos que um livro-reportagem é o fruto do amadurecimento de um jornalista, e que escrever um livro com data marcada para acabar é uma ousadia e um risco. Mas a academia tem seus prazos, e quem decide entrar nesse jogo tem que aceitar as regras. Por isso essa advertência tem uma segunda parte: mesmo que tenham condição financeira, não publiquem o trabalho assim que ele passar pela banca da faculdade. Deixem a poeira assentar, releiam, permitam que outros também leiam, acrescentem informações novas que aparecerem, eliminem contradições e repetições.

Roberta vem se juntar a Arlindo Loss, Everaldo Helvídio Loss, Frei Jayr Antônio Sylvestre, Luiz Carlos Biasutti e outros que foram buscar na fonte a história desse povo que colonizou o extremo norte do Vale do Canaã. E, numa dimensão mais ampla, se coloca junto de dezenas de mais outros que, ou escrevendo a história de suas famílias, transcrevendo memórias ou reunindo fragmentos do que restou no tempo, documentaram no Espírito Santo a epopeia da colonização.

Nessa história eu me envolvi de coração também porque essa epopeia sempre foi uma paixão. E agradecemos (ela e eu) a Pier Paolo Pasolini, cujo filme “Il Vangelo secondo Matteo” inspirou o título da presente obra."

Hesio Pessali
São Roque do Canaã (ES), agosto de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário