terça-feira, 27 de agosto de 2013

Destaque no Gazeta Onlie

Que tal ler mais uma vez que a matéria que o competente ex-repórter Tiago Zanoli fez sobre o livro e o lançamento?


Interior do Estado e uma história de paixão
 
Jornalista registra as memórias do teatro sobre a vida de Cristo


Nascida em São Roque do Canaã, Roberta Fachetti mudou-se para Vitória aos 17 anos para estudar jornalismo, em 2008. Logo no primeiro período, ela começou a estagiar no portal Faesa Digital, para o qual fez matérias. Uma delas foi sobre a encenação da vida de Jesus Cristo que marcou a história de sua cidade natal, por três décadas.

Daquela experiência, em parte movida pela memória afetiva, Roberta produziu algo bem maior. Trata-se do livro "A Paixão Segundo São Roque", que foi lançado no último sábado naquele município e terá outro lançamento amanhã, na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória.


A obra apresenta a história da encenação da vida de Cristo, realizada pelos próprios moradores da comunidade, além curiosidades, detalhes de bastidores, biografia do criador, fotos marcantes e relatos emocionantes de quem viveu a época.

Além disso, o livro traz uma entrevista exclusiva com a atriz Fernanda Montenegro, que participou do filme "A Vida de Jesus Cristo", rodado em São Roque e dirigido por José Regattieri, em 1971. Foi este quem idealizou e realizou os espetáculos, a partir do início da década de 60. "Ele entrou para o seminário, mas na reta final desistiu de ser padre e voltou para São Roque. Foi quando começou o teatro, com poucos atores. No final, o espetáculo já reunia mais de 300 pessoas em cena", lembra Roberta.

Em 1982, não foi possível realizar a peça, pois a cidade estava em obras. Em abril daquele ano, José Regattieri faleceu. Somente em 1987 ela foi retomada por um dos filhos dele, Antonio Carlos, mais conhecido como Toninho. "A última apresentação aconteceu em 1994. Depois disso, a cidade já não comportava mais tanta gente, pois era um público muito grande. Mas agora há interesse de voltar a realizar o espetáculo", revela a jornalista.

Quanto à participação de Fernanda Montenegro, Roberta diz que, apesar da dificuldade para conseguir falar com a atriz, ela foi atenciosa e impressionou por sua memória sobre a época. "Para os moradores de São Roque, foi emocionante vê-la se lembrar com detalhes de tudo que aconteceu."


Texto original: Gazeta Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário